O que é e o que faz um web marketeer?

O Web Marketeer é o profissional que aplica os conhecimentos de marketing às plataformas digitais, sendo capaz de delinear uma estratégia de comunicação coerente e integrada entre os meios tradicionais (offline) e os meios digitais (online).Curso Web Marketing - Terminal F

Assim, o web marketing é a disciplina que se dedica ao planeamento, estratégia e gestão de campanhas e meios online, bem como à gestão de comunidades e redes sociais, entre outros. Para que se cumpram os objetivos de marketing de um produto ou serviço, com recurso a meios digitais, os profissionais devem entender as possibilidades e limitações dos vários meios e estar aptos a trabalhar nas várias vertentes do digital. Desde arquitetar um website que seja user friendly, a criar campanhas de e-mail marketing, a otimizar a posição de um website nos motores de busca como o Google, bem como alimentar comunidades online com conteúdo interessante. O web marketeer é o profissional responsável, dentro de empresas e agências de publicidade e comunicação, pelo planeamento e implementação destas ações. O web marketeer é ainda o responsável pela medição dos resultados obtidos com as diversas campanhas, uma vez que a grande mais-valia do digital face aos meios tradicionais é que tudo é mensurável e, como tal, podem ser obtidos dados valiosos sobre os comportamentos online dos consumidores e potenciais consumidores. A interpretação deste conjunto de dados e métricas recolhidas é o que ajuda o profissional do web marketing a tomar decisões informadas com vista à otimização das suas campanhas.

 

Que tipo de trabalho lhe está associado?

O web marketeer trabalha com todos os canais de comunicação digitais ao seu dispor, escolhendo estrategicamente quais os mais eficazes para comunicar a mensagem para o segmento que pretende atingir, visto que diferentes canais servem diferentes propósitos e têm diferentes públicos-alvo.

WEBSITE. As atividades destes profissionais podem passar pelo planeamento de um site que ofereça a melhor experiência de navegação possível e, como tal, aumente as probabilidades do utilizador ter o comportamento desejado, seja efetuar uma compra, preencher um formulário de contacto ou simplesmente conhecer o produto.

E-MAIL MARKETING. O e-mail continua a ser um meio privilegiado para a divulgação de serviços e produtos. Como tal, outra das actividade do web marketeer consiste no delineamento de campanhas de e-mail marketing, bem como a definição de todos os parâmetros que influenciam a taxa de conversão (por exemplo, periodicidade, conteúdos e título do e-mail).

SEM & SEO. O trabalho desenvolvido pelos profissionais de Web Marketing na área Search Engine Marketing (SEM) é muito valioso, uma vez que esta é a disciplina que se dedica a otimizar a posição dos websites nos motores de busca.  Recorrendo a técnicas Search Engine Optimization (SEO), o marketeer actua com o propósito de melhorar o posicionamento do website da marca nos motores de pesquisa – idealmente que apareça no topo dos resultados de pesquisa -, quando são pesquisados termos relacionados com a actividade da mesma.

GOOGLE ANALYTICS. O Google Analytics que permite medir, analisar e compreender todos os comportamentos dos visitantes de um website – por exemplo, as páginas que consultou, o tempo médio que esteve no site, a origem geográfica –, conhecer as fontes de tráfego para o website e melhorar o conteúdo, layout do website e arquitetura da informação.

SOCIAL MEDIA MARKETING. A gestão das redes sociais e comunidades online – como Facebook, Twitter, Blogs, Pinterest e LinkedIn – está também a cargo destes especialistas. As redes sociais são espaços privilegiados de contacto com o público-alvo, e permitem construir uma relação de fidelidade com a audiência, aumentar a notoriedade dos produtos e serviços ou até servir de apoio ao cliente.

PUBLICIDADE ONLINE. Na lista de tarefas do Web Marketeer consta ainda a parte de publicidade online, que inclui o Google Adwords (anúncios apresentados no motor de pesquisa do Google e toda a rede de sites associados) e toda a multiplicidade de digital advertising (que compreende os diversos tipos de publicidade de display, como banners e pequenos vídeos publicitários).

 

Em que empresas pode trabalhar?

Os Web Marketeers são profissionais valiosos para qualquer empresa, independentemente da sua dimensão ou área de negócio. São eles os responsáveis pela criação de uma estratégia de comunicação eficaz dos seus serviços e produtos, sempre com o propósito final de vendas e conversão. Também em agências de comunicação e publicidade há procura de profissionais que saibam em planear campanhas multiplataforma, que integrem os meios online e offline.

 

Imagem via Schaefer

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Web Marketing com as etiquetas , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s