Aplicações Móveis: Crescimento sem sinais de abrandamento (Parte 3/3)

Este é o último post de uma série dedicada às aplicações móveis e às principais tendências e oportunidades profissionais registadas nesta área. Se ainda não leu os posts anteriores, onde falamos sobre a popularidade dos dispositivos e aplicações móveis e sobre o sistema operativo Android, pode fazê-lo aqui e aqui, respectivamente. Neste post, falaremos sobre o sistema operativo iOS e o que precisa de saber para desenvolver uma carreira nesta área de futuro.

A área de desenvolvimento de aplicações móveis está ainda a dar os seus primeiros passos, mas a sua popularidade é indiscutível. Tal como, há alguns anos atrás, a popularidade da internet fez com que a esmagadora maioria das empresas desenvolvesse um website ios apps via eastern appsinstitucional, hoje, perante a popularidade dos smartphones e aplicações móveis, são muitas as empresas que já desenvolveram ou planeiam desenvolver aplicações para estes dispositivos.Por ser uma área ainda recente, existem ainda poucos profissionais qualificados face  à procura das empresas. Segundo um artigo publicado pela Forbes, a área de desenvolvimento de software e aplicações lidera o ranking das profissões com melhores perspectivas de empregabilidade para este ano. E prevê-se que essas perspectivas se mantenham, esperando-se um aumento de 30% no número de profissionais nesta área até 2020.

 

Android vence a batalha da quota de mercado

… Mas vencerá a “guerra”?

Segundo dados publicados pela IDC (Internacional Data Corporation), referentes ao último quadrimestre de 2013, o Android lidera o mercado dos sistemas operativos para dispositivos móveis, com uma quota de mercado de 78,6%, e o iOS surge em segundo lugar, com uma quota de mercado de 17.6% (um decréscimo de 3,3% em relação ao mesmo período de 2012). Os restantes sistemas operativos surgem a uma larga distância destes dois primeiros.

A partir dos dados anteriores, assumimos a Apple está a perder terreno a passos largos para o Android. Contudo, esses dados parecem revelar apenas uma parte do “cenário”.

Segundo dados do Canaccord Genuity, no último quadrimestre de 2013, a Apple facturou mais do que todos os seus concorrentes em conjunto, levando 56% do lucro gerado no mercado dos dispositivos móveis. Pelo contrário, a Android tem um grande volume de vendas, mas não está a gerar lucros porque a grande maioria desse volume representa smartphones de gama baixa.

No que se refere ao volume de downloads realizados, a Android lidera com 75% de todos os downloads de apps registadas em comparação com apenas 18% para a Apple. Ainda asism, a Apple fez metade de todas as receitas de aplicações no último quadrimestre de 2013. Adicionalmente, quando nos debruçamos sobre os dados reais relativos às apps, a Apple supera a Apple na utilização de browsers e no tráfego em redes de publicidade.

Em suma, o Android domina a quota de mercado e o volume de downloads de aplicativos. Mas, no final do dia, nas palavras de Tony Bradley para a Forbes, parece que o “Android domina o mercado, mas a Apple consegue todo o dinheiro” (Tony Bradley, Forbes).

 

 

Quer desenvolver uma carreira em desenvolvimento de aplicações para iPhone e iPad?

Actualmente, o desenvolvimento de aplicações para IOS é uma competência valiosa e uma excelente oportunidade de carreira, já que o número de profissionais qualificados continua a ser insuficiente face à procura existente no mercado. Por isso, saiba quais são as competências mais valorizadas pelas empresas no momento da contratação.

As aplicações para iPad e iPhone são desenvolvidas com recurso a Objective C e, por isso, é essencial que os developers para iOS tenham experiência em linguagem de programação orientada para objectos e sejam hábeis em Objective C. Mesmo que já tenha competências em C++ ou C#, é importante que se torne o mais proficiente possível em Objective C.

É também precisará de aprender a usar eficazmente o Xcode – o ambiente integrado de desenvolvimento para OS X e iOS – e algumas ferramentas do Xcode: o Interface Builder (permite aos developers criar interfaces apelativos para as aplicações através de mecanismos simples e intuitivos de “drag and drop”), o iPhone SDK (para desenvolver aplicações nativas) e o iPhone Simulator (usada para testar aplicações num desktop, sem que seha necessário fazer o upload do software num iPhone ou iPad). Outros factores valorizados pelas empresas, e que serão certamente uma vantagem momento de contratação, são a experiência na publicação de aplicações e a compreensão do mercado de aplicações mobile.

Além disso, deve ter-se em conta que as empresas tipicamente desenvolvem apps para diversas plataformas em simcultêneo, de forma a maximizar a penetração no mercado e o retorno sobre o investimento. Isto significa que quantas mais plataformas dominar, mais cobiçado será enquanto developer. E, sabendo que e o Android e o iOS dominam o mercado das aplicações móveis, estas as plataformas ideais para se focar. Além destas duas plataformas, uma mais valia adicional será ter conhecimentos em Phonegap. Esta tecnologia open source permite-lhe desenvolver aplicações móveis multi-plataforma usando HTML5, CSS3 e Javascript.

 

Se pretende desenvolver uma carreira na área de aplicações para iOS é essencial que escolha uma instituição de formação de qualidade, com formadores com experiência comprovada na área e forte orientação para a componente prática. A combinação destes factores será determinante para adquirir as competências técnicas necessárias para lidar com as exigências reais do mercado de trabalho.

Se está a ponderer desenvolver uma carreira em iOS, este é o momento ideal. Este é um mercado ainda recente e, por isso, há ainda uma elevada procura de profissionais qualificados.

 

Imagem via Eastern Apps

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Estudos, iOS, Mobile. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s