Aplicações Móveis: Crescimento sem sinais de abrandamento (Parte 2/3)

Este é o segundo post de uma série dedicada às aplicações móveis e às principais tendências e oportunidades profissionais registadas nesta área emergente. Se ainda não leu o primeiro post, onde falamos sobre a evolução na procura de dispositivos móveis e a crescente popularidade das aplicações móveis, pode fazê-lo aqui. Neste post, falaremos sobre o sistema operativo Android e o que precisa de saber para desenvolver uma carreira nesta área promissora.

 

Sistemas operativos para dispositivos móveis: Android na frente da corrida?

O sistema operativo Android foi introduzido, com a ajuda da Google, em Novembro de android-development via eastern apps2007. Desde então, a sua popularidade disparou e, de acordo com a IDC (Internacional Data Corporation, dados referentes a 2013), este sistema operativo lidera o mercado dos smartphones com uma quota de 78,6% (um crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período de 2012). O Android assume-se, portanto, o sistema operativo mais usado a nível mundo e líder “indiscutível” na corrida dos sistemas operativos.

Dada a popularidade deste sistema operativo e das aplicações móveis,  uma carreira em desenvolvimento de aplicações mobile para Android é sem dúvida uma aposta de futuro.

 

Quer desenvolver uma carreira em desenvolvimento de aplicações Android?

Então, fique a saber quais as competências que as empresas procuram.

As aplicações para Android são desenvolvidas com recurso à linguagem de
programação Java
e, por isso, é essencial que os developers neste mercado tenham experiência nesta linguagem. É também necessário que tenham experiência no desenvolvimento de aplicações Android, com recurso a Eclipse e Android SDK.

Outros factores valorizados pelas empresas, e que serão certamente uma vantagem momento de contratação, são a experiência na publicação de aplicações, a compreensão do mercado de aplicações mobile, conhecimentos em HTML, e conhecimentos acerca dos princípios de programação orientada a objetos.

Para aqueles que planeiam desenvolver uma carreira na área de aplicações Android é essencial que escolher uma instituição de formação de qualidade, com formadores com experiência comprovada na área e forte orientação para a componente prática. A combinação destes factores será determinante para adquirir as competências técnicas necessárias para lidar com as exigências reais do mercado de trabalho.

Se está a ponderar desenvolver uma carreira em Android, este é o momento ideal. Este é um mercado ainda recente e, por isso, há ainda uma elevada procura de profissionais qualificados.

 

Brevemente, falaremos sobre o principal concorrente do Android – o sistema operativo iOS –, bem como as melhores ofertas formativas e as principais saídas profissionais associadas às aplicações móveis para iPhone e iPad.

 

Imagem via Eastern Apps

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Android, Estudos, Mobile. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s