Vale a pena investir em formação?

Numa altura em que Portugal, e o resto da Europa, atravessam uma crise económica com os níveis de desemprego a aumentar, a aposta no desenvolvimento de competências por parte dos profissionais pode ser um fator-chave de destaque no mercado de trabalho. O investimento em formação aumenta não só as hipóteses de sucesso na carreira, como pode ter um impacto positivo em termos salariais.

O contexto socioeconómico atual tem modificado a forma como o mercado empresarial olha para os seus colaboradores, valorizando os profissionais que procuram manter-se continuamente atualizados sobre as novidades do mercado e polivalentes. Por outro lado, as novas tecnologias continuam a criar novas profissões, com necessidades técnicas muito específicas, obrigando o mercado de trabalho a atualizar-se para conseguir dar resposta às mesmas. Nesta conjuntura, a aposta em formação e na aprendizagem de novas valências ao longo da vida torna-se uma mais-valia e um investimento estratégico de futuro.

Segundo dados do Eurostat, relativos a um estudo europeu sobre educação, a grande maioria dos profissionais que apostam em formação ao longo da vida fazem-no recorrendo a cursos profissionais. Estes cursos são normalmente estruturados para responder a necessidades específicas do mercado, com um grande enfoque na vertente prática e nos desafios reais do quotidiano com os quais os profissionais das áreas se podem deparar. Melhorar o desempenho das funções e melhorar as perspetivas de carreira são os principais motivos que levam os profissionais a procurar este tipo de formação, como refere ainda o mesmo estudo europeu.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Estudos, Terminal F com as etiquetas , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s